Informações de pneus para empilhadeiras

Linha de produtos em questão: Empilhadeiras contrabalançadas em geral.

Apesar de haver similaridades entre os tipos de pneus utilizados por empilhadeiras, há vários fatores que os diferenciam e que devem ser observados, pois a escolha indevida do tipo dos pneus pode gerar problemas operacionais significativos à empresa usuária do equipamento.
Este documento tem por objetivo informar de maneira resumida as principais características e aplicações para os principais tipos de pneus utilizados por empilhadeiras.
Pneus Pneumáticos
Pneus pneumáticos são similares àqueles utilizados por carros. São feitos de borracha de alta resistência e são preenchidos por ar comprimido. De todos os tipos de pneus, este é o que apresenta o maior conforto ao operador, devido à sua característica de absorção de impactos. Além disso, é o tipo mais indicado para pisos irregulares e acidentados por conta da sua alta capacidade de tração.
Como principal desvantagem, pneus pneumáticos necessitam ser calibrados regularmente e são mais suscetíveis a rasgos e furos. Vale observar que a calibragem incorreta (acima ou abaixo do

recomendado) pode causar desgaste prematuro nos pneus pneumáticos, assim como fazer perder suas propriedades e provocar aumento no consumo de combustível da empilhadeira.


Pneus Superelásticos
São visualmente similares aos pneumáticos, mas são completamente preenchidos por camadas de borracha, portanto não necessitam ser calibrados e estão livres de perfurações. São indicados para trabalho tanto em áreas internas quanto externas, porém com pisos planos e não acidentados. Possuem alta vida útil se comparados aos pneumáticos e também conferem maior estabilidade à empilhadeira.

Pneus superelásticos convencionais são fabricados com negro-de-fumo, um composto que aumenta a sua resistência ao desgaste, mas também libera resíduos e provoca marcas no piso durante a movimentação da empilhadeira. Como alternativa, existem os pneus não-marcantes, produzidos com compostos especiais que não deixam marcas sobre pisos limpos. Em contrapartida, pneus não-marcantes possuem vida útil significativamente inferior aos pneus convencionais, além de dissipar menor quantidade de energia estática – o que pode exigir a instalação de uma cinta anti-estática nas empilhadeiras.

A figura abaixo tem o intuito de facilitar a compreensão das principais diferenças entre os pneus abordados. Há outras características que não estão representadas.


Existem outros tipos ou subtipos de pneus para empilhadeiras que são utilizados em menor escala. Caso haja interesse em obter informações sobre pneus não abordados neste informativo, por favor entre em contato com a TMHM.
Em caso de dúvida ou necessidade de informação adicional, por favor entre em contato com o departamento de Engenharia de Produto da TMHM.

Filtrar por:

Categoria do Equipamento
Tipo da Empilhadeira
Elevação dos Garfos
0,0m17,0m
Capacidade Nominal de Carga
1,0t33,0t