Recomendações para operação em câmaras frigoríficas

Linha de produtos em questão: Equipamentos de movimentação e armazenagem em geral.


A utilização de equipamentos de movimentação e armazenagem em ambientes com temperaturas negativas deve ser feita com alguns cuidados básicos que devem ser seguidos para que não haja um risco maior de haver problemas com os equipamentos.
Dentre as recomendações para operação em câmaras frigoríficas, destacamos as descritas abaixo:


1 – Lubrificantes adequados
Equipamentos que trabalham continuamente em locais com baixas temperaturas devem necessariamente utilizar óleos lubrificantes e graxas adequadas, cujas especificações atendam as situações às quais estão sendo submetidos. A utilização de óleos convencionais (para temperatura ambiente) em câmaras frigoríficas provoca a alteração da sua viscosidade, sobrecarregando o sistema hidráulico do equipamento.
Para informação da especificação dos lubrificantes recomendados, favor consultar o manual do equipamento ou entre em contato com a TMHM.


2 – Condensação
Equipamentos preparados para trabalho em câmaras frigoríficas devem operar continuamente neste tipo de ambiente. A exposição a temperaturas positivas por alguns minutos provocará a condensação da água e a máquina ficará “molhada”. Ao retornar para a câmara fria esta água congela e pode causar o travamento de componentes mecânicos, podendo ocasionar em danos graves ao equipamento.
Caso haja extrema necessidade de que o equipamento trabalhe em temperaturas positivas e ocorrendo a condensação de água, a máquina somente deverá retornar à operação no interior da câmara quando estiver completamente seca, inclusive suas partes internas.

3 – Antecâmara
É fortemente recomendado que seja feita uma pequena sala no interior da câmara fria mantendo-se a temperatura interna desta sala a no máximo + 5°C. Quando a empilhadeira não estiver sendo utilizada, a mesma deverá permanecer estacionada no interior desta sala. O armazenamento e o carregamento das baterias também devem ser efetuados na antecâmara. Baterias que não estiverem em uso não devem jamais permanecer dentro da câmara frigorífica, caso contrário poderá ocorrer congelamento do eletrólito.


4 – Autonomia das baterias
Quanto mais baixa for a temperatura da câmara frigorífica, menor será a autonomia das baterias dos equipamentos. Para estes casos é recomendado optar por baterias com maior capacidade ampère-hora (Ah) possível.


5 – Antes de iniciar os trabalhos
É recomendado que a empilhadeira seja aquecida durante pelo menos 5 minutos antes de iniciar os trabalhos em temperaturas negativas. Para fazer isto, basta acionar as funções hidráulicas algumas vezes (elevação, inclinação, deslocador lateral) para que o óleo hidráulico atinja uma temperatura suficientemente alta para o trabalho.

Filtrar por:

Categoria do Equipamento
Tipo da Empilhadeira
Elevação dos Garfos
0,0m17,0m
Capacidade Nominal de Carga
1,0t33,0t